experimentando

Gosto muito de procurar novas formas de confecionar os alimentos ou de encontrar outros que quebrem a rotina dos pratos habituais. Procuro também alternativas (mais) saudáveis, que vão compensando os dias em que as escolhas não são as melhores.

IMG_0003

Para além dos livros de cozinha (um vício), a internet é, sem dúvida, a minha principal fonte de informação: mas depois, para experimentar, não há como ir à loja, ver os alimentos de perto e imaginar como os utilizar.

Numa recente visita a uma loja de produtos naturais escolhi alguns produtos para experimentar, alguns com ideias em mente, outros apenas por curiosidade.

IMG_0010 IMG_0013

O QUE TROUXE PARA CASA
leites, de amêndoa e de avelã
agar-agar
sementes de chia
sementes de abóbora
pérolas de tapioca
pudim de amêndoa
humus
gengibre cristalizado
gelatina light

IMG_0014 IMG_0016

 

menu semanal #06

menusEstamos na sexta semana do ano e a partir de agora é assim que vou numerar os menus semanais.

segunda-feira
frango assado no forno, arroz e grelos salteados

terça-feira
lombo de atum grelhado, batata cozida, brócolos

quarta-feira
esparguete à bolonhesa, salada de alface

quinta-feira
arroz de bacalhau com grão, legumes

sexta-feira
omoletes, batata frita e salada de tomate

bon appetit!

menu da semana

Gosto de ver o que as outras pessoas fazem para jantar e de saber como planeiam o que vão fazer. E não desisto de fazer os meus menus para os dias da semana, mesmo sendo mais ou menos cumpridos, com refeições que saltam nos dias ou que esperam pela semana que vem.

segunda – medalhões de pescada, brócolos a vapor, arroz
terça – hambúrguer de frango, batata doce/frita, salada
quarta – dourada grelhada, batata cozida e esparregado de grelos
quinta – ’empadão’ de frango, salada de tomate
sexta – feijoada de chocos, arroz branco

já é natal?

pinterest

Para onde foi o ano de 2013, que de repente estamos quase no natal e com o novo ano já à espreita? Em jeito de “sintoniza-te mulher”…reuni algumas ideias para presentes caseiros saídos da cozinha, ótimos para aqueles presentes de última hora. Qual o vosso preferido? Qual seria aquele que mais facilmente escolherias para fazer?

ginástica sem ginásio

Na vida é necessário fazer ajustes e recentemente tive que cancelar a minha inscrição no ginásio. Questões de orçamento e agenda… Custou-me (vou ter muitas muitas saudades das aulas de powerjump), mas há que definir prioridades. Como não me imagino sem fazer desporto, procurei alternativas que me permitissem realizar alguma atividade física, sem a despesa fixa de uma mensalidade.

Aqui ficam algumas dicas:

Completamente gratuito – oh yeahhhh!

Caminhar ou correr – Para mim foi fundamental participar no Aveiro Night-Runners para ficar com o bichinho. A participação é gratuita e o espírito gerado é fenomenal. Todas as semanas, há corrida :)

Fazer exercício em casa: saltar à corda, fazer abdominais, subir e descer escadas ou optar por seguir programas de exercício online. Deixo aqui links de dois dos meus preferidos: Blogilates (neste até podemos ter acesso a um plano mensal de exercício, mediante a subscrição da newsletter) eo canal do youtube Fitnessblender.

Sistema de senhas – se vais, pagas!
Zumba – cá em Aveiro, há vários dias por semana e custa 3.5€/aula. Quem vai paga esse valor e no final de dez aulas, uma é oferta.

Ginásio – trata-se de outro modo de continuar a frequentar um ginásio de que se gosta, mas noutra modalidade. Só compensa se se fizer com menos regularidade, apostando aquelas aulas de que gostava mais!

Piscina – penso que todas as piscinas locais têm regime de nado livre, mediante o pagamento de uma quantia razoável.

Aceitam-se outras ideias ou sugestões ;-)

 

Refeições da semana

Uma das formas que encontro para me organizar é planear as refeições da semana. Normalmente o plano é rabiscada num papel juntamente com a lista de compras. Esta semana, inspirada pela Rita, resolvi partilhar aqui a lista de refeições.

Segunda-feira
Salmão grelhado com batatas cozidas e brócolos

Terça-feira
Omolete, arroz branco e salada de alface e tomate

Quarta-feira
Bife de frango grelhado (temperado com ervas), arroz de feijão e couve salteada

Quinta-feira
Arroz de peixe com amêijoas, salada de tomate cereja

Sexta-feira
Lombinhos de porco com castanhas, esparguete e esparregado

créditos da fotografia: Atkinson Drive

do mercado…

Uma das coisas que mais gosto de fazer ao sábado de manhã é ir ao mercado comprar legumes, fruta e ovos caseiros. Aqui em Aveiro há dois: o mercado de santiago e o mercado manuel firmino; Estão abertos durante a semana, mas ao sábado encontram-se produtos de lavrador e também biológicos, mas apenas no manuel firmino, que é a razão pela qual prefiro ir a este. Compro quase sempre de 3 bancas: a do Sr. João, que tem sempre dicas para partilhar*, e das duas dos produtos biológicos.

Esta semana, trouxe:

alface, tomate, rúcula e alhinho
laranjas, mirtilos, cerejas e pêras de S. João
brócolos, cogumelos shitake
rabanetes e alcachofras

*esta semana o Sr. João ensinou-me que os rabanetes, cortados às lascas, ficam muito bons numa sandes de manteiga :)

bimby

Tenho a Bimby há mais de 2 anos mas não a tenho utilizado tanto como deveria. Decidi colocar um desafio a mim própria, a que chamei “bimby todos os dias” com o objetivo de usar a dita com maior frequência. Apesar de não ter feito jus ao nome do desafio (não a usei diariamente) da lista inicial de receitas a experimentar, nestas últimas duas semanas investi algum tempo e acabei por fazer:

(receita) – biscoitos de limão
(receita) – biscoitos de canela e gengibre
(livro base) – bolachas da olinda (que aromatizei com baunilha em pó)
(livro base) – néctar de manga e laranja
(livro base) – lulas com molho de mostarda
(receita) – salmão com molho de bacon
(receita) – fango de cerveja
Pão e massa de pizza (com receitas do livro base) e creme de legumes, com aqueles que havia para gastar.

A fotografia é do jantar de hoje que foi guisado de linguiça com ovos escalfados, também feito na bimby, com uma receita que vem na revista do mês de Janeiro. Houve algumas receitas que ficaram boas, outras assim assim, mas a prática só se consegue experimentando, por isso estou contente com o que consegui fazer e quero continuar. Próximo desafio – “Bimby ao pequeno almoço”, a publicar em breve ;-)

hoje não me apetecia mesmo nada ir…

Mas fui. Tinha marcado à hora de almoço e a preguiça estava a começar a falar mais alto (ahhh…telefono a desmarcar e tal, não dá tempo porque até tenho coisas para fazer, etc e tal…) Se não tivesse ido não tinha completado o terceiro treino de adaptação de um plano de 4 e na semana que vem não teria tudo preparado para começar aquilo a que me propus (estou a falar do ginásio e do plano que vou tentar cumprir. Ainda bem que fui!

scoop.it

Uma das estratégias para me organizar melhor este ano passa por manter uma agenda para a organização do dia-a-dia. Penso que nos últimos anos tenho tido sempre agendas (em papel) mas a maioria das suas páginas acabam por ficar vazias e portanto sinto que não tenho explorado devidamente a sua utilidade. A forma como penso vir a utilizar a agenda não é, no entanto, o tema central deste post (será o de posts futuros).

Aquilo que hoje quero partilhar é o tópico chamado sewing cool stuff – everything sewing que mantenho no Scoop.it onde seleciono (maioritariamente) tutoriais de objetos (com ou ) de tecido que podemos fazer nós próprios. O primeiro tema* do mês de janeiro é dedicado à personalização de agendas fazendo uso de várias técnicas. Deixo-vos seis sugestões que podem ser adaptadas a diferentes tipos de agendas. Vão espreitar!

ahh… e acrescentei na barra um ícone para acesso ao Scoop.it (mesmo ao lado do ícone do Facebook)

* ainda não sei quantos temas vou lançar mensalmente :)